Pular para o conteúdo
Home » Conheça as áreas de atuação do nutricionista

Conheça as áreas de atuação do nutricionista

Conheça as áreas de atuação do nutricionista

Você sabia que o nutricionista pode atuar em diversas áreas dentro de sua profissão? Não é preciso se formar e abrir um consultório para ser um nutricionista, ele pode trabalhar em hospitais, com atletas em clubes, em empresas e muitos outros setores. E isso, atuando em áreas diferentes dentro da nutrição.

A seguir, vamos conferir informações super completas sobre essa profissão e suas diversas áreas de atuação que podem ser exploradas.

O que faz um nutricionista e qual sua formação?

O profissional nutricionista é aquele que irá atuar na área de saúde, especificamente com nutrição humana. O objetivo principal deste profissional é oferecer orientação aos seus pacientes, considerando as necessidades nutricionais de cada um, como indivíduo, assim como suas condições de saúde, seus objetivos (seja emagrecer, ganhar peso, etc) e outras particularidades de cada pessoa.

O nutricionista irá realizar uma avaliação nutricional de cada paciente através de uma análise completa do histórico deste paciente, assim como o estilo de vida que ele leva, seus hábitos alimentares, restrições, exames, etc.

A partir de todas essas informações, o profissional conseguirá criar um plano alimentar muito bem feito e de acordo com as necessidades e desejos de cada paciente. Nisso, serão analisadas as necessidades de vitaminas, de proteínas, carboidratos, minerais, gorduras e também de fibras.

Ou seja, o nutricionista é o profissional responsável por cuidar de nossa saúde no quesito alimentar, cuidando de nossa dieta e mantendo-nos devidamente nutridos e saudáveis.

Áreas de atuação do nutricionista clínico

As áreas de atuação do nutricionista clínico são variadas. São elas:

Nutrição esportiva: como o nutricionista pode ajudar os atletas?

Na nutrição esportiva, o profissional irá contribuir tanto para o bem-estar de seu paciente atleta quanto para suas necessidades nutricionais. Isso irá gerar resultados perceptíveis no desempenho deste indivíduo.

Esse acompanhamento, focado na área esportiva, é fundamental para que os atletas consigam dar o seu melhor em seus treinos e, claro, tenham energia e força para o desgaste diário em suas atividades esportivas.

Por isso, o nutricionista esportivo será fundamental. Ele poderá atuar tanto no particular, atuando diretamente com o atleta, quanto em clubes, organizações, dentre outras áreas que trabalham com atletas.

Nutrição hospitalar: o papel do nutricionista no cuidado dos pacientes internados

O nutricionista hospitalar é o profissional que atuará dentro de hospitais, atuando, em sua maioria, com pacientes internados que necessitam de acompanhamento nutricional para evitar piora no quadro de saúde e até mesmo busca ajudar no fortalecimento do organismo para combater doenças e outros casos.

Nesta área, o profissional irá se dedicar a avaliar os pacientes, prescrever dietas durante a internação, podendo até mesmo ser uma dieta enteral, dieta parenteral, etc, e irá realizar todo o acompanhamento do quadro nutricional do paciente.

Nutrição materno-infantil: como o nutricionista pode auxiliar no desenvolvimento saudável das crianças

O acompanhamento nutricional nos primeiros momentos de vida até os primeiros anos completos de infância, são fundamentais para crianças crescerem saudáveis, bem nutridas e sem problemas com a ingestão de alimentos saudáveis – como verduras, frutas, dentre outros.

Tendo em vista que a alimentação, e absorção de nutrientes, é um dos principais pontos para o crescimento e desenvolvimento infantil, é indispensável esse acompanhamento nutricional.

Nesta área, o nutricionista irá atuar com crianças, mas também irá atuar com a mãe – desde os primeiros meses de gestação até o nascimento do bebê. Assim, é garantido que o bebê nasça saudável e sem complicações nos quesitos nutricionais, afinal, a mãe será responsável por alimentá-lo com o leite materno nesses primeiros meses ou anos.

Ele também irá contribuir para uma boa introdução alimentar, a partir dos 6 meses de vida do bebê, e todos os demais passos para que ele cresça saudável.

Confira: Os benefícios da cenoura crua

Nutrição em saúde coletiva: o nutricionista como agente promotor de saúde pública

Para finalizar, temos o profissional que irá atuar com nutrição em saúde coletiva, ou seja, o nutricionista como agente promotor de saúde pública.

Neste caso, ele irá atuar para a população de forma geral, visando oferecer mais saúde e bem-estar para essas pessoas.

Além dos atendimentos, ele irá oferecer aulas e palestras para informar a população sobre os cuidados com a alimentação, investirá em políticas públicas, irá avaliar os pacientes, dentre outras atividades sociais voltadas para a área de nutrição.