Pular para o conteúdo
Home » Tipos de doenças de pele: conheça as principais

Tipos de doenças de pele: conheça as principais

Doenças de pele

Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de doenças de pele, suas características, causas e possíveis tratamentos. Acompanhe a seguir:

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel fundamental na proteção contra agentes externos, regulação da temperatura e eliminação de toxinas. No entanto, nem sempre ela está livre de problemas.

Vale lembrar que existem diferentes tipos e nomes de doenças de pele. Esses problemas normalmente podem afetar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Tipos de doenças de pele

Acne

A acne é uma das doenças de pele mais comuns, principalmente durante a adolescência. Caracteriza-se pelo aparecimento de espinhas, cravos e lesões inflamadas na pele, principalmente no rosto, pescoço, costas e peito.

A acne é causada por um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, obstruindo os poros e favorecendo a proliferação de bactérias. O tratamento inclui cuidados de higiene, uso de medicamentos tópicos e outros.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por lesões avermelhadas, coceira intensa e descamação. É mais comum em crianças, embora possa ocorrer em qualquer idade.

A causa exata desse tipo de problema ainda é desconhecida, mas fatores genéticos, alérgicos e ambientais podem desempenhar um papel importante. O tratamento pode ser feito com o uso de hidratantes, corticosteroides tópicos e outros tipos de medicamentos.

Furúnculo

Um furúnculo é uma infecção bacteriana da pele que afeta os folículos capilares e as glândulas sebáceas. Esse tipo de infecção geralmente é causada pela bactéria Staphylococcus aureus.

Os furúnculos geralmente aparecem como pequenas protuberâncias avermelhadas e dolorosas, frequentemente com uma ponta branca ou amarelada no centro. Eles costumam ocorrer em áreas onde há atrito ou sudorese excessiva, como pescoço, rosto, axilas, virilha e nádegas. Confira furúnculo fotos.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica autoimune que afeta a pele, causando o surgimento de manchas avermelhadas com descamação prateada, principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar.

Acredita-se que a psoríase seja desencadeada por um distúrbio do sistema imunológico, levando à rápida renovação celular da pele. O tratamento pode incluir medicamentos tópicos, terapia de luz ultravioleta, terapia sistêmica e medicamentos imunossupressores.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele caracterizada pela perda da pigmentação, gerando manchas brancas em diferentes partes do corpo. Acredita-se que seja uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca e destrói os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Não há cura para o vitiligo, mas o tratamento visa controlar as manchas brancas por meio do uso de medicamentos tópicos, terapia de luz ultravioleta e maquiagem corretiva.

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que afeta principalmente o rosto, causando vermelhidão, vasos sanguíneos dilatados, pápulas e pústulas. A causa exata ainda é desconhecida, mas fatores genéticos, ambientais e vasculares podem contribuir para o seu desenvolvimento. O tratamento pode incluir medicamentos tópicos, antibióticos orais, terapia a laser e cuidados com a pele.

Micose

A micose é também é um tipo de doença que acomete diversas pessoas. Ela é uma infecção causada por fungos que afeta a pele, unhas e cabelos. Pode se manifestar de diversas formas, como manchas avermelhadas, descamação, coceira, quebra das unhas e queda de cabelo.

A transmissão pode ocorrer principalmente pelo contato direto com objetos contaminados ou pessoas infectadas. O tratamento envolve o uso de medicamentos antifúngicos tópicos e, em casos mais graves, medicamentos orais.

Urticária

A urticária é uma reação alérgica da pele, caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas, com coceira intensa e edema. A mesma pode ser desencadeada por diversos fatores, seja através dos alimentos, medicamentos, picadas de insetos, entre outros.

Boa parte do tratamento normalmente envolve o uso de antialérgicos orais e tópicos, além da identificação, assim como a evitação do agente causador.

Leia também: melhores umidificadores de ar custo benefício

Conclusão

Como vimos, são diversos os tipos de doenças de pele e elas podem ter um impacto significativo na vida das pessoas, afetando a aparência, bem-estar físico e emocional.

O ideal é que quando surge algum tipo de doença de pele a pessoa busque por orientação de um dermatologista para receber o diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado.

Cuide da sua pele, pois ela merece toda a atenção e cuidado necessários para se manter saudável e bonita diariamente.