Os cuidados com as aves são mais do que uma questão de saúde; são um gesto de carinho e amor
Não há dúvidas que cães e gatos ganham o coração dos brasileiros. O que ninguém comenta é que o mercado de aves de estimação vem crescendo, e muito, nos últimos anos e cuidar do bem-estar das aves que tanto amamos é a prioridade de seus tutores, afinal de contas, amar é dar atenção e zelo para que o animal se desenvolva da melhor forma possível.
Hoje existem vários recursos que proporcionam bons momentos para as aves. As gaiolas são mais espaçosas e algumas já têm poleiros para aves, facilitando a adaptação; a alimentação é equilibrada, o que proporciona a ingestão adequada de nutrientes; o ambiente é climatizado; entre muitas outras formas de cuidado.
Para que você não cometa erros e acabe estressando a ave, fizemos um minitutorial com os pontos que merecem atenção. Assim, você garante uma vida feliz para seu passarinho.
Preste atenção à gaiola ideal
A escolha da gaiola ideal vai influenciar a qualidade de vida da sua ave de estimação. Lembre-se que ali será o lar dela e, por mais que ela ande solta pela casa (em alguns casos), quando não estiver, é dentro da gaiola que ficará e ali ela precisa de espaço para se sentir em casa.
Para escolher o melhor local, muito além do simples gosto pessoal, é necessário levar alguns fatores em consideração, como o tamanho do pássaro, a espécie dele e as necessidades que ele, particularmente, depende.
Como regra geral, pense que você deverá ofertar a maior gaiola que conseguir dispor. É necessário que ele se sinta livre dentro dela, que consiga se movimentar com liberdade, sem machucar as asas e fazer esse processo de forma natural e tranquila. Por exemplo, algumas espécies de canário gostam de ter bastante espaço para voar, enquanto as cacatuas, por sua vez, gostam de ter bastante barra para conseguir escalar livremente.
O tamanho ideal é aquele em que a ave consiga abrir suas asas sem encostar nas laterais e que consiga esticar o corpo sem esbarrar em algum lugar.
E onde colocar a gaiola?
Essa é uma pergunta importante, pois a gaiola não pode ficar em qualquer lugar. De modo geral, ela deve sempre estar num local estável, ou seja, que não fique pegando todas as movimentações de tempo nem de umidade.
Ela também deve estar, preferencialmente, num local livre de barulhos e de odores fortes. O segredo é deixar a gaiola longe de locais que possam estressar a ave de alguma forma.
Um local indicado é onde ela possa ver a movimentação da família, estar perto e próximo a todos os membros, como no canto da sala de TV ou no corredor.
Um local proibido é na cozinha, pois o barulho e até mesmo o cozinhar pode ser um problema, já que algumas panelas de teflon podem soltar gases durante o preparo, que podem ser tóxico para as aves.
Quais itens são obrigatórios?
Existem alguns itens que precisam estar com você e com fácil acesso à ave assim que ela chegar à sua casa. Bebedouro, comedouro e forros para a gaiola são itens obrigatórios. Verifique sempre se a comida e a água estão limpas e disponíveis para o passarinho e troque sempre que houver necessidade.
Uma dica para deixá-los menos ansiosos é, inclusive, ofertar brinquedos apropriados para que eles se divirtam. Cordas, escadas, bolas coloridas e de tamanhos variados e, claro, um balanço, são boas opções para você curtir e aproveitar.
Lembrando que tudo o que você conseguir fornecer para ele está atrelado a melhor qualidade de vida, a um pássaro mais feliz e menos estressado. Por isso, é importante se atentar aos detalhes a fim de promover o lar ideal para eles.
Fonte da imagem destacada: Foto de Huỳnh Đạt