Pular para o conteúdo
Home » Como Começar a Organizar um Casamento

Como Começar a Organizar um Casamento

Como começar a organizar um casamento

O momento de organizar o casamento costuma ser de grande aflição para os noivos, afinal, é a preparação para um dos dias mais especiais e importantes da vida deles.

Por isso, é fundamental saber como começar a organizar um casamento para que o grande dia ocorra como o esperado e a festa seja perfeita.

Quer saber mais sobre como começar esse processo de organização? Então acompanhe este conteúdo até o final!

Por onde começar a organizar um casamento?

Confira as melhores dicas e o passo a passo para organizar um casamento:

Defina qual será a data ideal

A primeira etapa da organização do seu casamento é escolher qual vai ser a sua data ideal. Nessa hora, é normal haver muitas dúvidas sobre qual o melhor dia.

Muitos pensam em marcar o casamento para o dia no qual o casal se conheceu ou oficializou o namoro. Ou ainda para o mês de maio, que é famoso por ser o mês das noivas.

Logicamente, essas são opções de como escolher a melhor data para o seu casamento. Mas há como tomar a decisão também baseada na estação do ano.

Com isso, ficará mais fácil escolher uma opção que encaixe-se no estilo do casamento ou mesmo na identidade dos noivos.

Por exemplo, se você pretende fazer o casamento no verão, terá os dias 21 de dezembro até 20 de março para escolher.

Já se o seu objetivo é casar no outono, poderá escolher entre uma das datas que vão do dia de 20 de março até o dia 21 de junho, aproveitando um clima que é bem mais ameno e com uma iluminação natural única para as fotos.

Tenha um orçamento em mãos

Não definir o orçamento na hora de organizar um casamento pode colocar o evento em sérios riscos. Afinal, você pode acabar gastando muito mais do que esperava ou faltar recursos para algum quesito da festa.

É a partir da definição do seu orçamento que você vai poder definir qual será o formato e também o tamanho da sua celebração, portanto, ele vai ajudar a organizar tudo.

Para criar o seu orçamento, é preciso definir a quantidade de convidados, onde vai realizar o casamento, o que vai servir como prato principal na festa, entre outros gastos. Dessa forma, terá como saber da melhor forma qual será o total a investir na festa.

Tenha a sua lista de convidados já definida

Uma outra dica é definir a sua lista de convidados e sabemos que nesse momento há uma grande complicação para muitos casais.

Na hora em que os noivos vão se casar, aparecem pessoas de todos os lados querendo saber da festa, muitas vezes os pais e outros parentes querem trazer amigos, enfim.

O que realmente vale é a opinião dos noivos, pois esse é o momento especial e só devem estar presentes aqueles de quem realmente se gosta.

Além do mais, a quantidade de convidados vai afetar diretamente o orçamento, pois impactará no local onde o casamento vai ser realizado e ainda no total dos custos com comidas e bebidas.

Por isso, vocês deve colocar somente quem é realmente indispensável para os dois e montar uma lista completa, mas enxuta!

Defina os locais de cada comemoração

Como sabemos, nem sempre os casamentos são realizados apenas em uma cerimônia, como religiosa ou civil.

A maioria dos casais escolhe pelo menos duas opções de comemoração e é necessário definir onde eles vão ocorrer.

No caso do casamento civil, ele pode ser feito junto ao religioso ou com a recepção do casamento religioso. Porém, o mais comum é ser feito em uma data próxima no cartório civil.

Para fazer a festa religiosa, é necessário agendar a igreja ou qualquer outro palco religioso com antecedência. Além disso, deve verificar se a autoridade religiosa escolhida vai poder deslocar-se até o local onde o casamento vai ocorrer.

Escolha bem os fornecedores

É impossível organizar um casamento de sucesso sem escolher os fornecedores ideais, sejam eles profissionais (como fotógrafos) ou empresas (como o buffet de comidas).

Uma das coisas mais importantes é saber o que não pode faltar no casamento para ver se os fornecedores terão todas as opções para o dia do evento. 

Livros em oferta

Por isso, pense bem nas comidas e nas bebidas para festas que precisam estar presentes no seu casamento e faça o orçamento e o pedido delas com antecedência.

O mesmo vale em relação ao bolo, que tem um papel central em um casamento e não pode deixar de ser prioridade na sua lista.

Confira um vídeo que encontramos no YouTube sobre planejamento para o casamento:

Conclusão: como começar a organizar um casamento

Como você viu, organizar um casamento é sempre um momento de muita apreensão para os noivos. Mas seguindo alguns passos, é possível fazer tudo da melhor forma para o evento ser um sucesso.

Neste texto, mostramos algumas das melhores dicas sobre como organizar o seu casamento, em especial dando maior atenção às prioridades para a festa ocorrer sem problemas. O que achou do conteúdo sobre como começar a organizar um casamento?