Confira o nosso conteúdo e descubra como aproveitar eventos para melhorar o SEO local.
Essa é uma excelente maneira de impulsionar o SEO do seu negócio, seja uma loja física ou um site, blog, etc, principalmente por ter à disposição um público que é relevante, que poderá engajar, e que possibilite a criação de conexões de qualidade com o negócio.
Mas, afinal, como aproveitar esses eventos locais para melhorar o SEO? O que é preciso fazer para ter bons resultados com essa estratégia. É o que iremos falar hoje, neste conteúdo, portanto, não perca nenhuma linha se você deseja ganhar mais dinheiro!
Eventos locais: uma oportunidade para impulsionar o SEO
Como mencionamos acima, os eventos locais são uma excelente oportunidade para dar aquela impulsionada no SEO. E isso é o que podemos falar sobre essa afirmação:
Por que eventos locais são importantes para a otimização de mecanismos de pesquisa
Para começar, esses eventos são excelentes para criar conexões e comunicar para outras pessoas sobre o seu negócio. É a oportunidade perfeita de você, como pessoa, se expressar e falar sobre a sua empresa, sobre o que vende, qual a sua ideologia com este negócio, dentre outras questões super válidas para gerar emoções no público.
Além disso, você irá melhorar a sua visibilidade local, independente de ser um local ou não, isso é vantajoso, afinal, o marketing boca a boca ainda está aí e faz toda diferença.
Você ainda poderá tirar desses eventos bons conteúdos para suas redes sociais, assim como poderá se comunicar com influenciadores e pessoas que atuem na área de comunicação.
Ou seja, existem vários motivos para que isso seja uma boa opção para seu negócio.
Como identificar eventos locais relevantes para sua empresa
Identificar os eventos locais requer uma boa pesquisa e conhecimento da comunidade local. Busque fazer parte de grupos de planejamento desses eventos ou tenha algum tipo de comunicação que possibilite você ser informado ou se informar sobre os próximos eventos na região.
Geralmente, em sites da cidade ou até mesmo em grupos de bairro é possível ter essa informação. Outra possibilidade é conferir calendários daquele local, caso tenha um, ou fazer a velha e boa pesquisa no Google.
Depois que você entrar neste meio, poderá ficar ainda mais fácil encontrar opções de eventos relacionados com o seu negócio.
Como promover sua empresa em eventos locais para aumentar a visibilidade
Se fazer presente e se mostrar disponível e visível é uma ótima maneira de começar, afinal, antes de tudo, o público precisa se interessar e ir até você. Para isso, lembre-se da frase “o bonito vende”. Invista em um bom visual para o seu stand, barraca ou o que for utilizar para se fixar no evento e seja comunicativo.
Além disso, uma boa plataforma de seo local poderá guiá-lo em cada passo e com o tempo, você irá pegar o jeito e se sentirá mais à vontade e familiarizado com os eventos.
Como usar as mídias sociais para maximizar o impacto do evento em SEO
Você poderá utilizar as redes sociais tanto para divulgar os eventos quanto para mostrar como tudo ocorreu, o que acaba gerando interesse e desperta a vontade de comparecer nas próximas edições que ocorrerem na região.
Para maximizar o impacto, é interessante ter uma hashtag utilizada para divulgar todos os conteúdos compartilhados sobre o evento, assim como compartilhar conteúdos antes, durante e depois do evento.
Realizar uma transmissão ao vivo também pode ser vantajoso, podendo até atrair pessoas que não tinham interesse em ir.
As possibilidades oferecidas pelas redes sociais são diversas, e todas irão contribuir para bons resultados através de boas estratégias.
Como criar conteúdo relacionado a eventos locais para impulsionar o SEO
O ideal é você começar o evento dias ou até mesmo semanas antes da data, para que todos possam conferir a informação e decidir comparecer ou não. Crie conteúdos interessantes, que gerem interesse no público para irem até o local no dia combinado.
Não se esqueça de fornecer todas as informações importantes, como data, horário, endereço e até mesmo se é preciso pagar uma entrada ou não. Deixe tudo muito bem explicado para não gerar dúvidas.
Utilize fotos, vídeos e outros conteúdos de mídia para chamar a atenção e gerar interesse. Se for um evento com comidas diversas, por exemplo, que tal compartilhar belas fotos das opções que estarão disponíveis?
As hashtags também poderão ser ótimas aliadas, por isso, crie uma exclusiva para o evento.
Estudos de caso: empresas que se beneficiaram do SEO de eventos locais
Sempre há patrocinadores em eventos, certo? Imagina um evento grande, por exemplo, onde o patrocínio master é da Coca-Cola. Certamente, ela poderá ter muitos benefícios com este evento, principalmente pela exclusividade que terá durante o patrocínio. O público poderá utilizar uma hashtag específica da marca para ganhar brindes, por exemplo, o que irá criar uma movimentação nas redes.
Podemos dizer o mesmo de pequenas empresas que entendem e investem no SEO em eventos locais, o que tem crescido cada vez mais.
Dicas para avaliar o sucesso de sua estratégia de eventos locais em SEO
O que é mais importante no seu negócio? O que cliente, certo? Por isso, a primeira dica, e a mais importante, é conferir com eles o que acharam do evento. Busque feedbacks tanto para buscar melhorias quanto para demonstrar o interesse da empresa na opinião do cliente.
Você também poderá acompanhar as métricas dos conteúdos criados para o evento, assim como já ter muito bem definido suas metas antes para conferir se foram alcançadas ou não.