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Principais diferenças entre o SEO on-page e SEO off-page

Diferenças entre o SEO on-page e SEO off-page

Descubra as principais diferenças entre o SEO on-page e SEO off-page e entenda como montar uma estratégia de SEO completa e efetiva para o seu negócio.

A disputa pela primeira página nos resultados de busca do Google é voraz, e isso independe do segmento e do porte da empresa. Para aparecer no topo em pesquisas por palavras-chave interessantes para o seu negócio, é preciso adotar estratégias de SEO inteligentes.

Para isso, é preciso entender como as ações de SEO On-Page e SEO Off-Page podem se unir para gerar os melhores resultados. Neste artigo, vamos te ajudar a entender características, diferenças e formas para criar uma estratégia de SEO que passa tanto pelas otimizações do seu site como por ações externas.

O que é SEO On-Page?

O SEO On-Page é um conjunto de práticas executadas no site do seu negócio. As otimizações no seu site são voltadas para ajudar o Google e os demais buscadores a encontrar o seu conteúdo de forma mais rápida, além de potencializar o ranqueamento dos seus conteúdos.

Listamos abaixo alguns dos principais recursos que podem ser otimizados no seu site.

Title Tag e Headings

Uma boa otimização de SEO On-Page é a definição de Title Tag e Headings de artigos. A Title Tag é a tag do título, em que você marca o título principal do texto. Essa tag aparece na 1° linha dos conteúdos listados nas páginas do Google.

Já as Headings Tags são importantes para a hierarquia do texto. Essas tags são as que definem a organização dos subtítulos. Então, o H2 é o título 2 (um subtítulo mais importante do texto). Se há mais subtítulos dentro do H2, eles serão listados como H3, H4 e assim por diante.

Meta descrição

A meta descrição é um recurso que serve como um pequeno resumo do conteúdo. É uma espécie de isca, que aparece abaixo da Title Tag nos resultados de busca e pode fazer o leitor clicar no artigo do seu site. Além disso, a meta descrição é muito importante para ajudar o ranqueamento e a identificação do artigo pelo Google.

URLs

A URL é o endereço da página do conteúdo na internet. No SEO On-Page, esse recurso deve ser utilizado para otimizar o ranqueamento. Para isso, a URL precisa conter a palavra-chave do artigo, um tamanho aceitável e números, códigos e acentos.

O que é SEO Off-Page?

O SEO Off-Page envolve todas as ações realizadas fora do seu site. Além de otimizar sua própria página, uma boa estratégia de SEO também passa por ações que possam gerar mais autoridade para o seu site na internet por meio de parcerias. Confira abaixo algumas das ações mais eficazes de SEO Off-Page.

Link Building

O Link Building é a principal ação de SEO Off-Page. A estratégia consiste na troca ou obtenção de links que apontam para o seu site. Para isso, é importante avaliar a relevância do site parceiro e promover parcerias para haver a troca de links entre o site. Isso é importante para que o Google traga mais autoridade para o seu site.

Redes Sociais

Postagens e recomendações em redes sociais para o seu site também ajudam a atrair tráfego e otimizar o ranqueamento. O simples ato de postar os links dos conteúdos do seu blog nas redes sociais da sua empresa podem aumentar o alcance dos artigos.

Como aplicar On-Page e Off-Page?

A principal diferença entre SEO On-Page e SEO Off-Page é que um faz otimizações internas no site e o outro busca aumentar a relevância do site em ações fora dele. Dessa forma, uma estratégia de SEO completa possui ações de SEO On-Page e Off-Page.

Para aplicar essas estratégias, é preciso avaliar o seu segmento de negócio, analisando concorrentes e fazendo um mapeamento do seu próprio conteúdo. A partir disso, é possível apostar numa estratégia de SEO completa, que traga ações dentro e fora do seu site, corrigindo erros e otimizando o ranqueamento do seu site no Google.