A nossa sociedade vive atualmente em uma era digital, diretamente ligada à área de TI (Tecnologia da Informação). Já de cara podemos perceber que se trata de um caminho bastante promissor, e não apenas em empresas de tecnologia, afinal, o profissional de TI é requisitado em todo tipo de empreendimento.
Hoje, essa área já conta com diversas vertentes que, juntas, buscam oferecer atendimento aos colaboradores da empresa, cuidar da segurança interna e externa, lidar com questões técnicas e controle de aparelhos, dentre outras atividades.
Para atuar nessa área, você pode ingressar em vários cursos, buscando aquilo que mais atraia o seu interesse profissional e, claro, se capacitando e especializando para obter boas oportunidades de emprego ou até mesmo para o seu próprio negócio.
A seguir, vamos conhecer mais sobre essa área, se realmente vale a pena realizar esse investimento agora e, claro, os principais cursos presentes nesta área. Confira!
Vale a pena entrar para a área de tecnologia?
A resposta para essa pergunta é sim, pois, como mencionado acima, é uma área que tem se expandido bastante e que está sempre em busca de bons profissionais.
Quanto mais a tecnologia cresce, maior o número de profissionais são requisitados e, por isso, estar pronto para atender às expectativas de uma empresa nesses momentos pode ser a chave para uma boa oportunidade profissional.
O melhor momento para começar a estudar e aplicar algo é quando ele está em ascensão. Afinal, é quando haverá mais oportunidades e, consequentemente, mais chances de você conseguir se destacar com os seus diferenciais. Sendo importante realizar cursos e outras especializações que podem fazer com que você se destaque entre os concorrentes.
Qual a média de salário de um profissional de tecnologia?
A média salarial de um profissional de tecnologia pode variar conforme o cargo que ele possui. Por exemplo, para um analista de tecnologia a média salarial fica em torno de R$ 3.743,00. Com isso, ele pode chegar a receber até R$ 5.548,00 neste cargo, tendo em vista um profissional de carteira assinada (CLT).
Já para um profissional que atua na área de cibersegurança, os valores são um pouco diferentes. Eles variam muito mais, podendo começar bem baixo (em torno dos 2 mil reais) e chegar a valores altos (em torno de 19 mil).
Mas, por se tratar de um cargo dentro da área de TI que tem crescido muito e se mostrado essencial dentro das empresas, é possível ganhar ainda mais se tiver a capacitação adequada para o trabalho.
5 Principais cursos na área de tecnologia
Se você deseja ingressar na área de TI, confira os 5 principais cursos na área de tecnologia em alta:
Ciência da Computação
O curso de ciência da computação é uma opção para quem deseja aprender a programar, lidar com a estruturação de dados, algoritmos matemáticos e outras tarefas voltadas para essa área.
É uma parte mais teórica, mas que oferece os conhecimentos necessários para a criação de criptografias, por exemplo, e outras medidas de segurança de dados.
Engenharia de Software
O curso de engenharia de software irá focar na criação e no gerenciamento de softwares, onde você irá aprender cada etapa do processo da criação desses softwares para conseguir criar os seus próprios programas. Portanto, esse é um dos melhores cursos de tecnologia atualmente.
Sistema de Informação
Aqui temos um curso de grande valor para as empresas, afinal, ele estuda as soluções de tecnologia de informação para elas. O profissional que buscar se especializar nessa área terá uma visão mais ampla da área de TI, para ser capaz de enxergar boas soluções quando necessário.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O curso de análise e desenvolvimento de sistemas irá permitir que o profissional obtenha conhecimento sobre as etapas de análise, desenvolvimento e projeto dos sistemas. Neste curso, ele até mesmo poderá aprender um pouco do que se vê em outros cursos citados acima, podendo até mesmo se complementar (como no curso de engenharia de software).
Cientista de Dados
Para finalizar a nossa lista de cursos na área de tecnologia, temos o curso de cientista de dados. Ele irá analisar uma quantidade alta de dados e realizará todo o estudo, a coleta, análise, organização e outras etapas igualmente importantes.
Com essas informações, ele consegue trabalhar com dados que estão presentes em formatos diversos, podendo ser em uma planilha, em texto, etc.
Confira também: melhores headphones bluetooth.