Pular para o conteúdo
Home » Por que evitar o resgate antecipado dos seus investimentos?

Por que evitar o resgate antecipado dos seus investimentos?

resgate antecipado dos seus investimentos

Resgate antecipado: entenda como resgatar aplicações antes do vencimento pode prejudicar o seu portfólio de investimentos.

O mercado de investimentos tem muitas peculiaridades, o que gera riscos. Por isso, é recomendado estudar os mercados de investimentos antes de realizar os primeiros aportes. Se você está pensando em investir na renda fixa, comprar criptomoedas ou investir em ações de startups, pare e estude sobre investimentos. E uma das principais dicas de investir é evitar o resgate antecipado dos investimentos.

Um dos pilares básicos de investimentos é a liquidez. E é nesse ponto que a antecipação pode prejudicar a rentabilidade — outro fator importante no mundo dos investimentos. Aqui, vamos te explicar o que é o resgate antecipado de investimentos e por que você deve evitá-lo.

Como funciona o resgate antecipado?

É bem simples de entender! O resgate antecipado de investimentos é uma opção, principalmente nos ativos de renda fixa. Basicamente, ao comprar um título de renda fixa, você está assumindo o compromisso de manter o capital investido aplicado até a data de vencimento do título.

O resgate antecipado se caracteriza como a retirada do valor investido antes do vencimento do título, e fazer isso pode gerar algumas complicações, que explicaremos mais à frente. A principal questão em relação isso é a liquidez, que pode implicar o resgate dos investimentos.

Liquidez diária e liquidez no vencimento

Nos investimentos de renda fixa, a liquidez no vencimento indica que o ideal é resgatar o valor investido apenas na data de vencimento do título. Já outros títulos de renda fixa possuem liquidez diária, que permite que o dinheiro possa ser resgatado a qualquer momento.

Quais são os riscos do resgate antecipado de investimentos?

Fazer o resgate antecipado de investimentos tem 2 riscos que podem afetar o rendimento do seu capital. Confira quais são eles a seguir:

Tributação

Diversos investimentos de renda fixa, planos de previdência privada e outros títulos contam com a incidência de IR (Imposto de Renda), o que afeta a rentabilidade, pois, nesses títulos, o IR tem tributação regressiva. Ou seja, quanto menor o tempo de dinheiro aplicado, maior a alíquota de imposto.

Confira abaixo quais são as alíquotas de IR aplicadas nos investimentos de renda fixa:

  • até 180 dias: alíquota de 22,5%;
  • entre 181 e 360 dias: alíquota de 20%;
  • de 361 a 720 dias: alíquota de 17,5%;
  • acima de 721 dias: alíquota de 15%.

Para entender melhor, se comprou um título com vencimento daqui a 3 anos e faz o resgate em 3 meses, você pagará uma alíquota de IR maior do que se tivesse resgatado no vencimento.

Perda de dinheiro

Mesmo que sejam investimentos de baixo risco, o resgate antecipado pode te fazer perder dinheiro na renda fixa. Se você vende ativos em momentos de crise, provavelmente, perderá dinheiro. Isso pode acontecer porque há, no mercado financeiros, os conceitos de marcação e mercado.

Quando você decide fazer o resgate antecipado de um investimento, na prática, você vende seu título no mercado, e outros investidores o compram. Mas há uma série de fatores que desvalorizam o título nesses casos. Dessa forma, você pode resgatar, mas, possivelmente, não terá direito a 100% da rentabilidade acumulada no período aplicado

Quando faz sentido fazer o resgate antecipado de investimentos?

Mesmo não sendo recomendado, resgatar antecipadamente os investimentos faz sentido em alguns momentos.. Mesmo que seja algo que traga prejuízo momentâneo, alguns fatores podem influenciar o resgate antecipado. Confira quais são eles abaixo:

  • emergência: se você está passando por uma situação em que precisa do dinheiro e não de outros recursos, faça o resgate antecipado;
  • oportunidades mais atrativas de investimentos: se você fez as contas e viu que, mesmo considerando perda de rentabilidade e taxas, vale a pena resgatar o investimento para reinvesti-lo em outro título mais rentável.

Mostramos aqui que os investidores devem evitar o resgate antecipado de investimentos, mas em alguns momentos, ele pode fazer sentido. É importante analisar os mercados, estudar sobre investimentos e pensar em novas estratégias para potencializar a sua rentabilidade.

Leia também: como escrever textos precisos