O que seriam dos anúncios sem as agências de marketing? Certamente, muito menos criativos e diversificados!
Em um mundo onde há tantas informações, é preciso se destacar para conseguir chamar a atenção do usuário e mantê-lo interessado até o momento da ação. Para isso, entram as agências de marketing com sua criatividade e conhecimento de diversas estratégias.
Dentre as variadas possibilidades de estratégias digitais, muitos anúncios são utilizados para conseguir alcançar os resultados desejados.
A seguir, vamos conferir quais são os diferentes tipos de anúncios frequentemente utilizados em uma agência de marketing para aumentar a visibilidade de uma marca e gerar um impacto visual duradouro.
Anúncios em Banner: Maximizando a Exposição e o Impacto Visual
Para começar, temos os anúncios em banner, que são elementos visuais e possuem um papel fundamental no marketing digital. Você já deve ter visto muitos deles em sites, plataformas e outros meios na internet. E podem ser encontrados em duas formas:
1.1. Banners Estáticos: A força do visual e da mensagem clara
Os banners estáticos são aqueles que irão utilizar imagens e mensagens clara e diretas, onde a força do visual será o grande destaque para chamar a atenção do usuário.
1.2. Banners Animados: Atrair a atenção com movimento e interatividade
Já os banners animados, são aqueles que irão utilizar a imagem em movimento como o ponto de atração, podendo também ser interativas. Um movimento sútil em meio a tantas informações de uma página pode surtir o efeito necessário para prender a atenção.
Anúncios em Vídeo: Contando Histórias Cativantes e Engajadoras
Há também os anúncios em vídeo, que são diferentes das imagens em movimento, pois elas podem contar histórias, conversar com o usuário e muito mais. Se você já assistiu vídeos no YouTube, por exemplo, já sabe como eles funcionam.
Para este tipo de anúncio, existem três possibilidades:
2.1. Pré-roll: Aproveitando a atenção do público antes do conteúdo em vídeo
Os anúncios Pré-roll são aqueles que serão exibidos antes do vídeo principal começar e contam com a vantagem de capturar a atenção do usuário enquanto eles estão mais atentos e interessados.
Para isso, é preciso contar com uma abordagem criativa para transmitir a mensagem essencial em um período muito curto e sem que o usuário queira pular o vídeo de imediato. Neste caso, contar com uma abordagem mais humorística, emocional ou intrigante muitas vezes consegue se destacar.
2.2. Mid-roll: Transmitindo mensagens durante a reprodução de vídeos
Os mid-roll são aqueles inseridos durante a reprodução dos vídeos mais longos, que permitem inserir um anúncio no meio.
No YouTube, mais uma vez, isso é muito comum e pode acontecer até mais de uma vez se os vídeos foram bem longos.
Assim, é possível conseguir a atenção do público quando eles estão imersos no conteúdo.
2.3. Outstream: Expandindo as oportunidades de anúncios em conteúdo escrito
Por último, temos os anúncios Outstream. Esses são exibidos em meio aos conteúdos de texto, trazendo um elemento de surpresa para os leitores.
Esses anúncios podem se manifestar como vídeos que iniciam de forma automática, mas sem que seja ocupado o espaço visual até que sejam ativados, conseguindo aumentar o impacto sem que seja um conteúdo intrusivo.
Anúncios em Texto: Simplificando a Mensagem e a Ação
Os anúncios em texto irão ajudar a simplificar a mensagem e a ação, seja através de links patrocinados ou anúncios de texto contextual.
3.1. Links Patrocinados: Otimizando a visibilidade nos resultados de busca
Os links patrocinados estarão presentes nos principais resultados de busca, melhorando a visibilidade da marca para quem estiver buscando de forma ativa informações que estejam relacionadas.
Para isso, é fundamental contar com palavras-chave eficazes para que seja possível alcançar o público certo.
3.2. Anúncios de Texto Contextual: Complementando o conteúdo com relevância
Os anúncios de texto contextual servirão como um complemento ao conteúdo, tendo sempre ligação entre eles.
Eles aparecem como sugestões quando um leitor estiver navegando pelo site, aproveitando o contexto para atrair a atenção para seus produtos ou serviços.
Anúncios em Rich Media: Envolver o Público com Elementos Interativos
E, por fim, temos os anúncios em rich media, que trata-se de um fusão feita entre texto, áudio, imagem e vídeo, criando um só conteúdo. São conteúdos altamente criativos e interativos, por isso prendem muito a atenção do público. Você encontrará as opções:
4.1. Anúncios Expansíveis: Ampliando a presença e interação com o usuário
Os anúncios expansíveis são aqueles que começam em um tamanho menor e vão se expandindo, como o nome sugere, de acordo com a interação do usuário.
Além de ser uma experiência mais envolvente para ele, o anúncio só irá se desenvolver se houver um verdadeiro interesse.
4.2. Anúncios Flutuantes: Atraindo a atenção com movimento e criatividade
Já os anúncios flutuantes, eles surgem em camadas a partir do conteúdo principal da página. O intuito é conseguir atrair a atenção através da criatividade e do movimento, sem que atrapalhe a leitura do usuário.