A caixa de gordura transborda quando ela está cheia e não mais comporta o que está sendo despejado nela. Dessa forma, é preciso saber como identificar quando ela está transbordando, para tomar soluções o mais rapidamente possível.
Continue acompanhando este artigo para saber quais os problemas que a caixa de gordura cheia gera e saiba o que fazer quando isso acontece!
Problemas que a caixa de gordura cheia traz
Que a caixa de gordura cheia é um problema, todos sabem. Afina, ela é fundamental para o escoamento dos detritos da cozinha e para separá-los da água que desce pelo encanamento.
Se ela para de funcionar, naturalmente, haverá entupimentos e a pia da cozinha, em pouco tempo, ficará cheia de líquido e/ou comidas.
Entretanto, os problemas que surgem quando a caixa de gordura transborda vão muito além. Conheça mais alguns:
- Mau cheiro voltando do ralo: sempre que a caixa de gordura transborda, porque não está mais comportando os detritos de alimentos e gorduras, o mau cheiro acaba voltando. Se não solucionado, ele acaba por tomar todo o cômodo.
- Vazamento para a pia, para a cozinha e para o encanamento, provocando entupimentos em outros locais.
- Atração de pragas urbanas: as pragas urbanas são animais ou insetos que, ao conviverem com humanos, transmitem doenças. Algumas delas são ratos, baratas, moscas. Elas são atraídas aos locais sempre que eles estão sujos, com o cheiro forte, porque identificam que ali terão comida.
Esses são apenas alguns exemplos de problemas que a caixa de gordura cheia pode gerar. Talvez o mais grave deles sejam as pragas, uma vez que elas podem gerar não apenas prejuízos físicos, mas à saúde de pessoas e pets que convivem no local.
Como identificar se a caixa de gordura está cheia
Nem sempre as pessoas checam sua caixa de gordura regularmente, por isso, o ideal é saber que, quando a caixa de gordura transborda, ela dá sinais. Conhecendo estes sinais, é possível tomar providências imediatas. Alguns deles são:
- O mau cheiro característico subindo pelo ralo da cozinha
- A água da pia que demora para escoar
- Vazamentos próximos a caixa de gordura
Se você notar algum desses sinais, não espere o problema piorar para contratar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para realizar a limpeza da sua caixa de gordura.
O que fazer se a caixa de gordura estiver cheia
Se não dá mais tempo de prevenir e você notou que sua caixa de gordura transborda, é fundamental tomar as seguintes medidas:
Primeiro, não utilize mais a pia ou ralo cujos detritos vão para a caixa de gordura, para evitar a piora do entupimento.
Depois, procure saber onde está transbordando, para ter certeza se é mesmo a caixa de gordura.
Caso seja, você deve verificar quanto ela está entupida. Isso porque, se ela não estiver tão cheia, é possível tentar limpá-la sem auxílio profissional.
Entretanto, se ela já estiver muito cheia, é fundamental contatar uma empresa especializada, uma vez que remover apenas o excesso fará com que logo ela encha de novo, resultando em um novo problema.
Como manter a caixa de gordura sempre limpa
É preciso ter em mente que a caixa de gordura enche, naturalmente, e precisa de limpeza regular. O recomendável é limpá-la a cada seis meses, no máximo, mas pode ser necessário fazer isso antes, a depender do seu uso.
Após a limpeza, é fundamental tomar medidas que impeçam o problema de se repetir, como evitar despejar óleo, gordura e alimentos no ralo e usar produtos específicos para limpar a caixa de gordura, que facilitam a remoção da gordura.
Confira também: 5 ambientes da casa que ficam perfeitos com abajur