Pular para o conteúdo
Home » O que considerar ao trocar os aparelhos da cozinha por novos?

O que considerar ao trocar os aparelhos da cozinha por novos?

O que considerar ao trocar os aparelhos da cozinha por novos

Além do preço, saiba o que você deve avaliar ao trocar seu fogão, geladeira ou liquidificador

Cedo ou tarde, uma hora chega o momento de trocar os eletrodomésticos da cozinha. A princípio, muitos podem não gostar dessa ideia por ser sinônimo de despesa, mas essa substituição pode proporcionar muitos benefícios — inclusive financeiros. Desse modo, pensar em trocá-los para evitar a fadiga de enfrentar quebras e reparos acaba sendo uma boa alternativa, sobretudo para quem tem eletrodomésticos mais antigos em casa.

Mas antes de ir às compras, vem a dúvida: o que considerar para que essa troca realmente seja vantajosa? Você deve apenas se preocupar em comprar um liquidificador potente ou uma geladeira de última geração? Somente o preço dos novos produtos importa? Abaixo, conheça alguns quesitos que devem ser avaliados para você não se arrepender dessa troca.

Consumo de energia

Uma das vantagens financeiras que existe por essa substituição é referente ao consumo de energia dos eletrodomésticos da cozinha. Todos eles — micro-ondas, liquidificador, geladeira — consomem, alguns mais do que outros. Entretanto, os modelos mais recentes apresentam um consumo energético muito mais eficiente, o que é bom para o meio ambiente e para o bolso.

Durante a pesquisa dos novos itens, procure sempre saber qual é o consumo energético do modelo desejado. Na maioria dos casos, essa avaliação fica estampada no próprio produto ou na descrição dele.

Espaço disponível

Muitas vezes, você se depara com o eletrodoméstico dos sonhos enquanto pesquisa por novos modelos. Ele é cheio de funcionalidades interessantes, esteticamente é lindo, tem um aspecto moderno e estiloso e o preço é ótimo. Então, é só comprar e levar para casa?

Não é bem assim. Apesar dessas vantagens, não deixe de consultar as dimensões do aparelho que você pretende adquirir. Não tem nada mais frustrante do que comprar um fogão ou uma geladeira nova e ela não caber no espaço em que você queria colocá-lo. E isso pode ser uma dor de cabeça terrível, ainda mais se a sua cozinha for planejada ou o espaço for pequeno, como costuma ser o caso de quem mora em apartamento.

E isso também vale para os aparelhos menores. O liquidificador ou a air fryer facilitam o dia a dia na cozinha, mas é preciso ter certeza de que eles cabem dentro do armário ou que haja espaço na bancada para que eles fiquem longe das beiradas.

Inovações

Por falar nelas, esse é mais um aspecto que merece sua atenção. Em alguns aparelhos, como o caso do liquidificador ou do mix, as inovações tecnológicas são mais sutis, apesar de que algumas novidades tornam esses utensílios ainda mais eficientes.

Entretanto, os últimos anos foram marcados pelo crescimento e popularização dos eletrodomésticos inteligentes. É possível controlá-los remotamente, por meio de aplicativos instalados no celular, o que permite ligá-los e desligá-los à distância, utilizar opções de preparo pré-definidas e acompanhar o que está sendo feito sem estar na cozinha. Isso vale para fogões, micro-ondas, geladeiras e lava-louças, conferindo mais praticidade e comodidade na rotina da cozinha.

Preço

Mas é claro que o preço é um fator que não poderia faltar nessa avaliação. Nesse quesito, é preciso ter cuidado com os extremos. Desconfie sempre dos preços superbaixos, pois como diz o ditado, “o barato sai caro”. Tome tempo para pesquisar os preços em diferentes lojas e estabelecimentos, dando preferência para aquelas com boa reputação.

Por outro lado, você não precisa ir direto nos itens mais caros também. Alguns desses aparelhos podem ser cheios de funcionalidade, mas que não têm serventia para você no dia a dia. Nesse caso, é necessário pensar sempre no custo-benefício de cada item, pesquisando pelo eletrodoméstico que irá atender suas demandas e está numa faixa de preço vantajosa.