Apesar da internet estar, praticamente, disponível todo o tempo atualmente, não é incomum ficarmos sem internet às vezes, principalmente quando estamos falando de internet móvel. Além disso, é muito mais fácil e prático ter nossos documentos separados e organizados em nossos dispositivos, ou mesmo quando eles estão armazenados na nuvem.
Por esses motivos, uma maneira de transformar HTML em PDF acaba sendo muito útil, assim como é muito mais fácil imprimir esses arquivos. Não apenas isso, mas encontrar uma maneira de converter HTML em PDF não é algo nada difícil atualmente, como você vai ver aqui mesmo.
Acredite, não faltam ferramentas para ajudar você com essa tarefa. Entretanto, quando essa tarefa exige mais qualidade, não é toda ferramenta que vai servir. Mas, não se preocupe, pois aqui você também vai conhecer uma ferramenta que pode resolver esse problema, assim como oferece ainda muito mais recursos.
Qual a diferença de PDF e HTML
HTML é a sigla para Hypertext Markup Language, ou Linguagem de Marcação de HiperTexto, que também é o componente básico para qualquer site na internet. Isso porque é esse código que define a estrutura de uma página, incluindo a inserção de textos, imagens, e até mesmo vídeos.
Em contrapartida, PDF ou Portable Document Format, é um formato de documento, que compila textos e imagens em um arquivo. Além disso, esse arquivo também pode compilar outras informações, como numeração de páginas, índices e links.
Ou seja, HTML é o código de um site, contendo seu conteúdo e estrutura, enquanto PDF é um formato de documento, para visualização e armazenamento. Além disso, o PDF é muito usado atualmente em sites, por permitir inserir documentos e manipulá-los facilmente em sites, tanto para visualização quanto para impressão.
Converter HTML em PDF usando serviços de conversão
Apesar de haver várias opções quando falamos de um conversor de HTML para PDF, nem todas conseguem manter a formatação original, nem a qualidade, dos arquivos. Entretanto, existem algumas ferramentas que conseguem fazer isso, como o PDF Guru.
Não apenas isso, mas com ela, converter um arquivo HTML em PDF é bem fácil, simples e rápido, levando apenas alguns segundos. Além disso, você pode fazer isso em poucos passos:
- No site do PDF Guru, logue em sua conta e, em seguida, desça a tela e clique em HTML para PDF, do lado esquerdo.
- Nessa página, envie o seu arquivo HTML, clicando no + ou apenas arrastando o seu arquivo para o meio da tela.
- Por fim, é esperar terminar de converter que, em alguns segundos, o download do arquivo vai começar automaticamente.
Da mesma maneira, o PDF Guru também pode converter PDF em HTML, de forma bem simples e rápida. Além disso, ao converter qualquer tipo de arquivo, a ferramenta otimiza as configurações de forma automática, garantindo a melhor qualidade possível do seu arquivo.
Mais do que converter arquivos, essa ferramenta também conta com muitos outros recursos, principalmente para trabalhar com arquivos PDFs. Com isso, eles podem ser editados, mesclados, separados, e convertidos para os mais diferentes formatos, inclusive em aparelhos celulares, por ser uma ferramenta online.
Como converter HTML em PDF no Google Chrome
Talvez não seja novidade que o Google Chrome pode salvar páginas da internet em seu computador, mas esse recurso pode fazer muito mais que isso. Isso porque você pode salvar páginas como PDF, enquanto você também pode abrir praticamente qualquer arquivo HTML no Chrome.
Com isso, você também pode converter HTML em PDF usando esse recurso, tanto em computadores quanto em celulares. Além disso, é um procedimento bem simples de você fazer em um computador, sendo ele:
- Com a página que você quer converter aberta, clique nos três pontos, no canto superior direito.
- No menu suspenso, clique em “Imprimir”.
- Agora, em Destino, clique e escolha “Salvar como PDF”.
- Por fim, é só escolher onde o nome e onde você quer salvar seu arquivo, e depois clicar em “Salvar”.
Já em um aparelho celular, o procedimento é tão simples quanto, sendo apenas um pouco diferente:
- Com a página que você quer converter aberta, toque nos três pontos, no canto superior direito.
- No menu suspenso, vá em “Compartilhar”.
- Então, no pop que apareceu, escolha “Imprimir”.
- Nessa tela, toque em “Selecionar Impressora” e, no lugar, deve aparecer “Salvar como PDF”.
- Por fim, toque no botão amarelo, escrito PDF, para escolher onde você vai salvar o arquivo e tocar em OK.
Porém, em um celular não é possível renomear o arquivo antes de salvar, usando o nome original da página HTML que você converteu. Além disso, o navegador, tanto no PC quanto no celular, não otimiza o documento gerado, nem automaticamente, enquanto você só pode personalizar as margens.