Afinal, a energia nuclear é renovável ou não renovável ? Este artigo vai tirar essa sua dúvida. Além disso, veremos o que é, para que serve e como é o processo de geração dessa energia.
Antes de entrarmos mais a fundo no assunto é importante entender que o tipo de energia utilizada pode ter um impacto significativo no meio ambiente, principalmente na fase de produção.
Alguns tipos de energia são menos impactantes do que outras, como a energia nuclear e a energia hidrelétrica. Já as energias geradas a partir de combustíveis fósseis impactam mais, a exemplo do petróleo e do gás natural.
Já posso adiantar que a energia nuclear não se renova, mas continue com a leitura desse artigo aqui no blog tendências para entender melhor sobre o assunto.
O que é Energia Nuclear?
A energia nuclear é um tipo de energia gerada a partir da divisão de núcleos atômicos, principalmente do urânio (elemento químico). Ou seja, durante o processo de fissão nuclear, esses núcleos são divididos em pequenos fragmentos. Com isso, é liberada uma grande quantidade de energia que é transformada em calor, em seguida vapor e por fim começa a gerar a eletricidade.
Esse tipo de energia é muito usada na produção de eletricidade por vários países ao redor do mundo. Sua utilização é basicamente para suprir a enorme demanda de energia elétrica que alguns países enfrentam.
A energia nuclear é renovável ou não renovável?
A energia nuclear NÃO se renova. Isso porque, o combustível utilizado é o urânio: um recurso finito que se esgota com o passar do tempo.
Dessa maneira, quando o combustível nuclear é consumido, ele precisa ser substituído, o que requer um novo material para a sua produção.
Vale ressaltar que já existem técnicas para realizar a reciclagem do combustível nuclear para ser reutilizado novamente. Mas o procedimento custa caro e é um tanto complexo.
Energia nuclear: vantagens e desvantagens
A energia nuclear possui diversas vantagens tanto econômicas como ambientais, porém ela também é vista com preocupação por parte de muitos governantes, cientistas e entidades.
A parte positiva da energia nuclear é que ela não emite gases poluentes durante o seu processo de produção.
Ou seja, durante a sua criação não é utilizado combustíveis fósseis e isso evita o lançamento de gases que trazem consequências para a camada de ozônio. Dessa forma, ela é considerada uma fonte de energia “limpa”.
Porém, existem muitas preocupações em relação ao lixo radioativo que é gerado durante o processo de criação de energia nuclear.
Além disso, muitos também se preocupam quanto ao risco de acidentes nucleares, como aquele que ocorreu em Fukushima, no Japão.
Diferença entre energia renovável e não renovável
Essa é uma dúvida comum entre as pessoas, mas é bem fácil de entender. Vamos lá!
A energia renovável é gerada a partir de fontes inesgotáveis e renováveis, como por exemplo os painéis fotovoltaicos, por exemplo.
Podemos citar: sol, água, vento, biomassa, geotérmica, etc. Essas fontes de energia produzem eletricidade e não se esgotam.
Já a energia não renovável é aquela que não é capaz de se renovar sozinha. Elas precisam de processos químicos para se manterem. Vejamos alguns exemplos de fontes de energia não renovável: o petróleo, o carvão mineral e a energia nuclear.
A Energia nuclear é limpa?
Sim. A energia nuclear é uma fonte de energia limpa, já que ela não emite gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2) ou monóxido de carbono (CO) durante o seu processo produtivo.
Também é importante saber que energia limpa é o termo usado para nomear todo tipo de eletricidade vinda de fontes que não emitem gases poluentes.
No início deste artigo já explicamos porque a energia nuclear não é renovável, de onde vem a sua eletricidade e porque ela é limpa. Mas se ainda restou alguma dúvida é importante ler novamente o que foi exatamente no primeiro subtítulo.
Confira também um vídeo do canal do Prof Henrique Goulart que tira a grande dúvida: a energia nuclear é limpa e renovável? Confira!
Gostou nosso artigo? Recomende-o para os seus amigos e também compartilhe em seus grupos do WhatsApp!
Obrigado a todos!