Existem diversos tipos de extintores de incêndio e cada um tem suas próprias aplicações. Dessa forma, é essencial que você conheça cada um e saiba para que serve, para entender a importância de cada um.
Afinal, quando falamos em prevenção e combate a incêndios, precisamos nos atentar a diversos itens. Um deles, e talvez o mais importante, é o tipo de extintor indicado para seu ambiente.
Pois, sabemos que nem todas as pessoas conhecem os diferentes tipos de extintores e nem quando aplicar cada um. Então, se você faz parte desse grupo ou se tem curiosidade sobre o processo de combate e prevenção a incêndios, o texto a seguir é para você.
Nele iremos falar um pouco sobre a importância dos extintores, quais os tipos existentes e quais as funções de cada um. Assim, fica mais fácil selecionar qual a classe do seu extintor e evitar inúmeros problemas.
É só continuar a leitura!
Quais os tipos de extintores e quais as funções de cada um
Por sorte, hoje em dia temos acesso a diversos tipos de extintores de incêndio, o que torna o combate a incêndios muito mais seguro. Porém, por conta da grande variedade disponível, muitos ficam em dúvida sobre qual a melhor opção.
Então, a primeira coisa a ser feita é entender que o tipo de material que você tem em seu ambiente é quem determina o extintor. Dessa forma, é preciso que a equipe do Corpo de Bombeiros avalie o que é necessário para o seu local. Feito isso, fica mais fácil selecionar o tipo de extintor de incêndio perfeito para você.
Extintores a base de água
Os extintores de água são indicados para focos de incêndio em materiais sólidos. Portanto, você pode usar esse equipamento em:
- Madeira;
- Papel;
- Plástico e até mesmo tecido.
Essa é a chamada Categoria A. Porém, esse tipo de extintor de incêndio não é indicado para incêndios que envolvam materiais elétricos ou com algum tipo de óleo.
Extintor de espuma
Esses são indicados para a classe B, que envolve diversos tipos de líquidos inflamáveis, como por exemplo combustíveis. Nesse sentido, a espuma tem como objetivo isolar o agente que causa a combustão e isso impede que o fogo se alastre.
Além disso, o extintor de espuma pode ser em materiais da classe A, assim como os equipamentos a base d’água.
Extintor de Dióxido de carbono
Os extintores que levam dióxido de carbono são utilizados para combater incêndios em equipamentos eletrônicos e elétricos. Portanto, qualquer foco de incêndio na classe C deve ser eliminado com um extintor com dióxido de carbono.
Pois, esse tipo de agente faz com que o oxigênio presente no fogo seja extinto, o que elimina o incêndio.
Extintor com Pó químico
Os extintores de pó químico são considerados os mais versáteis, visto que podem ser usados para eliminar o fogo em duas classes diferentes. Então, você consegue abafar o:
- Fogo na classe B e C e evitar um incêndio maior.
Extintor de Halon
Esse é mais um tipo de extintor focado na classe C e pode ser usado em focos de incêndio que ocorra em equipamentos eletrônicos e até mesmo em centrais. Pois, o agente extintor atua na extinção do fogo de uma maneira efetiva, o que elimina a chance de propagação.
Extintor para Classe K
Por último, temos os extintores focados em cozinhas comerciais e industriais, onde é possível eliminar fogo causado por gordura ou óleo. Isso é possível graças a um produto químico especial, focado na eliminação de incêndios causados por esse tipo de material.
Se você precisa comprar qualquer um dos tipos de extintores de incêndio, conheça a Hiper Fire Extintores de Incêndio, uma empresa credenciada pelo INMETRO para vender extintores com toda segurança e qualidade que você precisa.